Muitas tecnologias estão sendo empregadas na atualidade para promover maior segurança à população. Diante disso, o prefeito Caio Cunha fez da segurança sua maior prioridade, investindo em um dos melhores monitoramentos de segurança da região, com tecnologia de ponta. Ainda não sabe de qual cidade estamos falando? Então prossiga com a leitura e entenda porquê Mogi das Cruzes se consolidou como um dos municípios mais protegidos de São Paulo.
Como é realizado o monitoramento de segurança da cidade?
Pensando na proteção de seus cidadãos, Caio Cunha, político três vezes mais votado em Mogi das Cruzes (2016, 2018 e 2020), implementou no município o Centro de Operações Integradas (COI). Reunindo as forças de segurança como a Guarda Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil, esse sistema se consolida como um dos mais modernos centros de monitoramento da América Latina.
O local foi inaugurado em setembro de 2023, ano em que Mogi das Cruzes completou 463 anos. E não tem nada melhor do que comemorar o aniversário recebendo um ótimo investimento em si mesmo, não é? Por isso, o prefeito da cidade direcionou um investimento de R$ 30 milhões para o COI, que reunirá os serviços de segurança do SAMU, Corpo de Bombeiros, Mobilidade Urbana, Guarda Civil Municipal, Defesa Civil, Polícia Civil e Polícia Militar.
Todos os cidadãos estão realmente protegidos?
Existem outros fatores que são necessários para tornar uma cidade mais segura. Se aproveitando do avanço tecnológico, Caio Cunha, um dos 100 prefeitos mais visionários das Américas, segundo a Bloomberg Philanthropies, investiu em um sistema de muralha digital, que ficou conhecido como Muralha Mogiana. O principal objetivo dessa ferramenta é não permitir que alguém passe pelo município sem ser identificado.
O sistema passou a funcionar efetivamente em junho de 2023, abordando o monitoramento de segurança de 25 pontos estratégicos de entrada e saída de Mogi das Cruzes. Esse controle é realizado por câmeras de segurança de última geração e garante muito mais segurança aos cidadãos.
Qual é o impacto desses sistemas de controle para a população?
Possuir um monitoramento de segurança altamente tecnológico e eficaz auxilia na gestão de vários setores municipais. Desse modo, para o prefeito Caio Cunha, também empresário e autor do livro “Eles Ocuparam a Cidade”, a inauguração do COI e a implementação da Muralha Mogiana têm desempenhado um papel fundamental, trazendo resultados positivos em relação à baixa dos atos criminosos no município.
Logo, a utilização desse sistema de monitoramento pode parecer desconfortável à primeira vista. No entanto, são essas câmeras que contribuem para a identificação dos dados de emplacamento de veículos, evitando furtos e roubos; e para o reconhecimento facial de indivíduos, evitando desaparecimentos, sequestros, vandalismos, e outros atos de natureza perigosa à população.
Em conclusão, é evidente que a gestão de Caio Cunha, prefeito de Mogi das Cruzes que foi vereador por 2 mandatos, têm surtido efeitos maravilhosos para os munícipes. Além de entregar uma segurança minuciosa aos cidadãos, o gestor também promoveu maior qualidade ao ensino público do local, e aumentou a geração de empregos da região. Ainda não conheceu Mogi das Cruzes? Então venha visitar a cidade e conhecer esses e outros benefícios.