Algumas pessoas portadoras de deficiências físicas e mentais são excluídas de algumas atividades. Diante disso, os filantropos Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini entendem que os projetos de inclusão são essenciais para a vida desses indivíduos, visto que os ajudam a ter uma maior interação social. Quer contribuir para um mundo mais justo para os “excluídos”? Acompanhe o artigo e conheça os projetos de inclusão.
A exclusão dos portadores de deficiência
De acordo com os empresários Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini, geralmente a sociedade tende a excluir os indivíduos que apresentam algumas características distintas do padrão, como portar deficiências físicas ou mentais. No entanto, essa exclusão atrapalha o desenvolvimento dessas pessoas.
Portanto, assim como todos os outros seres humanos, os cidadãos portadores de deficiências precisam da interação e socialização humana para seu crescimento pessoal. Desse modo, se faz fundamental a inclusão deles nas atividades comuns, como trabalhar, passear, estudar, viajar, entre outras.
Todavia, como apontam os célebres Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini, há muitas instituições voltadas para o segmento de ensino, trabalho ou viagens, que não possuem os recursos necessários para a integração dos portadores de deficiência em seu ambiente. Essa ausência de recursos para o atendimento desses indivíduos fez com que surgisse a necessidade da elaboração de projetos de inclusão.
Conheça os projetos de inclusão
Logo, os projetos de inclusão tiveram seu desenvolvimento relacionado com o conceito filantrópico (“profundo amor à humanidade”), e foram criados para que mais instituições tivessem ferramentas precisas para atender os indivíduos que possuem restrições de locomoção, movimento, diálogo ou de raciocínio lógico.
Dessa maneira, como comentam os renomados Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini, a instalação desses projetos, de âmbito filantrópico, fizeram com que as empresas abrissem uma determinada quantidade de vagas para empregar indivíduos portadores de deficiências, disponibilizando cursos e palestras que ensinavam como os mesmos deveriam lidar com as atividades empresariais, e como os empregadores deveriam lidar com as restrições dos novos integrantes da equipe.
Importância da inclusão
Por fim, a conduta de incluir é um ato ético, respeitoso e empático que pode salvar muitas vidas e evitar o desenvolvimento de doenças emocionais provenientes da exclusão, como a depressão e a ansiedade. Sempre é importante fazer uma pessoa se sentir amada e incluída, pois todos os seres humanos possuem a necessidade do contato com outros seres humanos.
Se você possui ou conhece alguém que possui uma empresa, incentive a adoção dos projetos de inclusão. E lembre-se: incluir pode salvar inúmeras vidas.