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Como abrir uma loja de roupas? Veja 7 passos!

O mercado de roupas é um dos mais lucrativos no meio comercial. Além disso, é um ramo de negócios atemporal, ou seja, sempre haverá mercado.

Isso porque comprar roupas não é apenas uma necessidade de se manter vestido. Roupas, além de transmitirem sua personalidade, são também um instrumento de expressão e apresentação social.

Por esses e outros motivos, o mercado de roupas e vestimentas é um dos mais fortes na indústria da moda. Mas para abrir uma loja de roupas nesse mercado concorrido é preciso ter em mente e no papel, um planejamento detalhado e realista.

Vale a pena abrir uma loja de roupas?
O segmento de moda é um dos maiores em faturamento na economia mundial e movimenta mais de 100 bilhões de reais por ano somente no Brasil. Além disso, existe projeção de grande crescimento para os próximos períodos.

Isso abre portas para ótimas oportunidades de empreendimento no setor, que possui várias ramificações de público e possibilidades. E essas possibilidades se amplificam ainda mais com o crescimento do e-commerce, segmento que será detalhado mais adiante nesta matéria. Logo, abrir uma loja de roupas pode ser uma ótima opção para você que deseja empreender em um negócio simples, porém com boas perspectivas.

Como começar um negócio do zero?
Quando se trata de iniciar um empreendimento, a palavra principal é: planejamento. Isso porque é na fase de planejamento que você precisa decidir a ideia, e dar forma a essa ideia. Defina qual o tipo de loja você abrirá, se será um negócio online ou físico. Além disso, é importante que nessa etapa você valide sua ideia de negócio através de uma pesquisa de mercado. Existem mais etapas a serem seguidas e elas serão explicadas a seguir. Mas é importante que você tome tempo para definir os seus objetivos e como alcançá-los.

O que é necessário para abrir uma loja de roupas?
Existem alguns pré-requisitos básicos a serem cumpridos para abrir uma loja de roupas, coisas que qualquer pessoa que deseja ter um negócio no ramo vai precisar providenciar. São eles:

Abertura de CNPJ
Aluguel inicial (caso o espaço não seja próprio)
Estrutura física da loja (móveis e utensílios, araras, armários, prateleiras e outros)
Compra inicial de estoque
Marketing de divulgação inicial
Capital de giro
Caso haja dúvidas quanto a algum desses itens, na sequência, eles serão detalhados um por um.

7 passos para abrir uma loja de roupas:
Já que planejamento é o fator que tem mais impacto no sucesso de um negócio, é importante saber como fazer ele da maneira correta. Esse planejamento envolve algumas etapas que devem ser cumpridas, são elas:

Fazer um estudo de mercado
Se formalizar
Definir o público-alvo
Observar a localização da loja
Ter um plano de negócios e gestão
Recrutar pessoal
Encontrar o marketing ideal para a loja
Para você que está pensando em abrir uma loja de roupas, e tem dúvidas sobre como iniciar esse processo, a seguir cada um desses passos será explicado detalhadamente:

  1. Estudo de mercado
    Antes de abrir uma loja de roupas é preciso fazer uma boa pesquisa de mercado. Dessa forma, é possível entender os percentuais de ganho e compreender qual a situação atual do setor.

Muitos negócios fecham antes mesmo de gerar lucro pelo simples fato de começarem sem antes montar uma base sólida de planejamento. Por isso, é de fundamental importância fazer um bom estudo de mercado.

A partir dessa pesquisa é possível entender como o mercado se comporta, tanto seus concorrentes como seus clientes. Assim, a partir disso, é possível definir desde o capital inicial até as estratégias de marketing.

  1. Formalização
    Você, ao abrir uma loja de roupas, pode se registrar na categoria de Microempreendedor Individual, o MEI. Esse tipo de empresa exige taxas muito menores de abertura do negócio se comparado ao registro como empresa. No caso de se registrar como MEI, o faturamento anual máximo de sua loja de roupas deve ser de até R$ 81.000,00.

Caso não deseje ser MEI, existem outros tipos de empresas para quem deseja um negócio individual. Entre eles:

ME: A Micro Empresa não pode ter faturamento superior a R$ 360 mil por ano. Só há um titular e ele responde pelos débitos da empresa.
EPP: A Empresa de Pequeno Porte deve possuir faturamento entre R$ 360 mil e R$ 4,8 milhões por ano.
EI: O Empreendedor Individual é uma pessoa física que exerce uma atividade empresarial. Pode ter ganhos entre R$ 360 mil e R$ 3,6 milhões e o empresário responde pelos débitos da empresa.

  1. Defina seu público alvo
    Para abrir uma loja de roupas é importante definir um público alvo, ou seja, definir qual o perfil de cliente que você irá atender. É preciso, portanto, fazer uma pesquisa sobre os seus futuros clientes.

Esse tipo de pesquisa sobre seus potenciais clientes inclui perguntas como:

Quais são seus interesses?
Que marcas esse público procura?
Qual o estilo desse público?
Quais as referências que esse grupo tem em termos de vestuário?
Qual é a faixa etária?

Determine o que você vai vender
Uma ótima maneira de se destacar no mercado ao abrir uma loja de roupas é se especializar em um público específico. Algumas opções são:

Exclusivamente feminina, masculina ou infantil
Acessórios de diferentes marcas e tipos
De produtos esportivos
De grifes famosas
Moda íntima
Roupas de praia
Roupas de bebês
Moda plus size
Esse é um ramo da moda que procura atender modelos de manequim acima do número 46. Permite que a moda amplie o seu alcance, acompanhando o que acontece nas principais tendências mundiais, e ao mesmo tempo sendo inclusiva e representativa.

O ramo de moda plus size pode ser uma ótima opção se você deseja buscar um diferencial e também obter lucro.

Segundo dados do Sebrae, o setor de moda plus size gera um faturamento de R$ 5 bilhões por ano. O que impulsiona este negócio é o fato de que 60% da população brasileira atualmente é considerada acima do peso.

Entretanto, somente 18% das lojas de roupas em todo o Brasil atendem a este público e apenas 3.5% dessas lojas são especializadas em plus size. Isso indica que não há uma grande concorrência neste nicho de mercado e há uma boa possibilidade de se estar na frente.

  1. Localização da sua loja de roupas
    O local onde sua loja vai estar é outro fator muito importante. Afinal, além do público que circula na região escolhida, você precisa estar atento à concorrência que vai estar a sua volta.

Escolher uma área onde imperam grandes lojas de departamento ou magazines pode não ser uma boa escolha para abrir uma loja de roupas. Elas trabalham com outro fluxo de negócio que é muito mais amplo. E, automaticamente, geram um tipo de concorrência que sua loja não precisa encarar no início. A melhor opção são áreas onde a procura seja maior que a demanda.

A escolha da localização ao abrir uma loja de roupas influencia muito no sucesso do negócio. É imprescindível que a partir do estudo de quem é o seu público alvo a sua loja de roupas esteja situada nas proximidades deste público em questão.

Por exemplo, se você decidiu abrir uma loja de roupas e itens esportivos, o ideal é que ela seja próxima de academias, quadras de esporte, pistas de caminhadas e assim por diante.

É importante estudar detalhadamente o negócio das lojas concorrentes que atuam próximas ao seu ponto comercial e assim buscar diferenciais para se destacar na localidade em questão. Quais os principais pontos fortes e aspectos que as lojas concorrentes deixam a desejar? Qual o número de lojas concorrentes na região em que você vai atuar?

Procure também escolher um local seguro na medida do possível.

Outro fator absolutamente importante no momento de escolher o ponto comercial da sua loja de roupas é a logística do local. O local é de fácil acesso? O trânsito de veículos é conturbado? A fácil acessibilidade pode fazer toda a diferença na hora de um cliente em potencial optar ou não pela sua loja de roupas

Espaço interno
A decoração de todas as áreas da estrutura interna de sua loja de roupas é essencial para mantê-la atrativa e tornar o seu estabelecimento convidativo para os clientes.

Sua estrutura física deverá ser suficiente também para armazenar um espaço para caixa, provadores de roupa, um escritório gerencial e um banheiro.

Customize o espaço da sua loja.
Espaços que criam ambientes dinâmicos tendem a influenciar os compradores. No entanto, é preciso estar atento às necessidades do seu público alvo. Você deve estar em sintonia com eles. Isso significa conhecer suas necessidades e vontades, e se adaptar a elas conforme mudam com o tempo.

Para isso, pesquisas de mercado e de relacionamento com os clientes são sempre importantes no momento de abrir uma loja de roupas.

  1. Um bom plano de negócios e gestão em sua loja
    É o plano de negócios que fornecerá para você uma dimensão sobre gastos, lucros e possíveis prejuízos; o investimento inicial que será necessário para abrir a loja de roupas e o capital de fluxo de caixa nos meses iniciais.

O que é um plano de negócios?
O plano de negócios é um documento base da empresa que vai conter todos os objetivos da mesma, e também quais estratégias serão traçadas para que estes objetivos sejam alcançados.

Sem um plano de negócios concreto e detalhado, as chances de ocorrerem problemas e imprevistos durante o percurso do trabalho são muito altas.

Esse documento deve conter, basicamente, os seguintes itens:

Descrição do negócio
Estudo de mercado
Definição do ponto comercial
Recursos necessários para a implementação do negócio
Plano de marketing
Metas em curto, médio e longo prazo
Precificação de produtos
Estudo de público-alvo
Pesquisa de fornecedores
Montagem da equipe
O plano de negócio lhe dirá também quantos meses serão necessários para que seu investimento gere retorno financeiro.

É um planejamento que visa o futuro, mas com total atenção à como as coisas estão no presente. E isso se deve ao fato dele se basear nas definições de investimento, de preço dos produtos, de gastos, dos aspectos legais e de eventuais financiamentos.

Sem esse tipo de administração sua loja não conseguirá se manter por muito tempo.

É por meio do plano de negócios que você irá decidir o tamanho do seu empreendimento. Também, quais serão os materiais necessários para abrir uma loja de roupas (araras, manequins, espelhos, computadores, móveis etc.) e como você controlará os mais variados processos gerenciais da sua empresa.

Controle de vendas e processos
Se tratando de controle de processos e rotinas, existem três opções, sendo elas: controle manual por cadernos, planilhas e um sistema de gestão.

Contudo, manter o controle de uma loja por caderno não é uma boa ideia devido a falta de praticidade e a grande probabilidade de erro.

Dessa forma, você pode usar planilhas para lojas de roupas para controle de estoque e vendas.

Por último, se tratando de sistemas de gestão automatizados, o eGestor é um programa 100% online, ou seja, não existe necessidade de baixar ele em um computador.

Ele pode automatizar tarefas essenciais no momento de abrir uma loja de roupas, como o controle de vendas e de compras, emissão de boletos e outros. O melhor sobre o eGestor é que ele reúne em um único software as funções de controle financeiro, fluxo de caixa, controle de estoque, controle de produtos e serviços e emissão de nota fiscal.

No eGestor você encontrará caminhos mais fáceis para gerenciar sua loja. Esse detalhamento e gestão são de extrema importância para a manutenção da sua loja.

  1. Recrutamento de pessoal
    Para abrir uma loja de roupas, você precisará de vendedores qualificados e, acima de tudo, simpáticos. No início é normal que o quadro de funcionários seja menor, mas nunca deve ser menos qualificado.

Isso porque são os vendedores e atendentes que estão na linha de frente e em contato com os clientes. Essa equipe, juntamente com o ambiente físico da sua loja, criarão um espaço convidativo em que os clientes vão poder se sentir confortáveis e incentivados a comprar. Por isso, manter uma boa relação com seus funcionários faz toda a diferença no ambiente de uma loja.

É de fundamental importância que exista um equilíbrio por parte dos vendedores, ou seja, eles devem guiar o cliente durante o processo de compra, mas de uma forma que não seja invasiva.

Além do mais, é preciso respeitar a liberdade de escolha do cliente e não insistir em oferecer algum produto que não seja exatamente o que ele esteja procurando. Um bom vendedor deve auxiliar e convencer o cliente a comprar exatamente aquilo que necessita.

  1. Construa o marketing ideal para sua loja de roupas.
    A divulgação da sua loja tem que ser feita a partir de acordo com a sua identidade visual, ou seja, tem que estar vinculado com o estilo dela. Na era digital o marketing tornou-se uma ferramenta mais ampla. Para isso, as redes sociais são uma ótima opção porque elas têm uma maior circulação e atingem um maior número de pessoas.

Investir no marketing da sua loja é tão importante quanto o seu plano de gestão. Dê atenção especial a esse ponto, visto que abrir uma loja de roupas sem visibilidade é uma ideia que tem grandes chances de fracassar.

Por isso, aposte em ferramentas de marketing digital, propaganda e análise de conteúdo que projetam a sua loja na frente da concorrência.

Entender as necessidades do seu público alvo é uma maneira eficiente de fazer isso. Essa é uma estratégia que sempre deve estar sempre no plano de gestão quando abrir uma loja de roupas.

Fazer pesquisas constantes sobre inovações tecnológicas de tecidos, cores, estampas e produção é também importante, porque mantém você atualizado das mais novas tendências do mercado da moda.

Os clientes estarão sempre em busca do que há de mais recente no mercado. Assim, estar atento a coleções de estilistas renomados e de suas produções para cada temporada é sempre um ponto que diferencia sua loja das demais.

Quais meios de pagamento usar ao abrir uma loja de roupas?
Mais um ponto importante para abrir uma loja de roupas é disponibilizar meios de pagamento variados que possibilitem que seu público alvo compre na sua loja em qualquer circunstância. Afinal, você não quer perder vendas devido a uma máquina de cartão que não funcionou, ou um cliente que esqueceu o dinheiro em casa, não é mesmo?!

Alguns dos meios de pagamento mais populares e utilizados são: cartões de crédito e débito, boleto bancário e transferência bancária.

Também existem meios de pagamento mais recentes que estão se tornando muito populares, como o pagamento via pix, e plataformas online de pagamento, como o Paypal, por exemplo.

Quanto custa para abrir uma loja de roupas pequena?
Em média, o investimento em uma loja de roupas é de 5 a 30 mil reais, variando conforme o local escolhido, o tamanho do estoque e o porte da empresa.

Além disso, é importante ter em mente que seu negócio provavelmente não dará lucro nos primeiros meses. Esse é um processo completamente normal, e acontece na maioria dos empreendimentos. Isso acontece por causa do tempo de retorno do investimento, que é o tempo necessário para que a empresa recupere através das vendas o que foi investido inicialmente no negócio. Logo, é necessário que isso seja levado em conta no momento de determinar o capital de giro que será preciso para o período.

É bem difícil estimar um valor exato aqui porque esses valores se diferenciam de acordo com a necessidade da loja. O que dá para fazer no momento de um planejamento prévio, é especificar possíveis gastos baseado nas etapas que devem ser seguidas para abrir uma loja de roupas.

Esses valores podem variar muito pois você pode montar a sua loja em algum espaço disponível na sua casa, por exemplo. Dessa forma, gastos com aluguel já podem ser descartados.

Além do mais, podem haver outros custos não citados acima e que influenciam no investimento necessário. Por isso, o planejamento deve conter todos gastos necessários até a abertura da loja para que não haja imprevistos financeiros.

No entanto, é possível sim abrir uma loja de roupas simples e gastando pouco. Portanto, não dispor de um grande capital inicial não é um impeditivo para empreender no ramo.

Como montar um negócio com 5 mil reais?
Se você pretende abrir uma loja de roupas e deseja gastar pouco inicialmente, saiba que existem algumas opções de negócio com um custo de investimento relativamente baixo.

Por exemplo, uma loja virtual é uma ótima escolha caso você deseje cortar os gastos com funcionários, espaço físico, amostragem e necessidade de um grande estoque. Dentro desse segmento de loja virtual, uma outra modalidade que vem ganhando popularidade é o dropshipping, que, resumidamente, consiste em venda sem necessidade de ter estoque. Sendo uma ótima opção dentro do segmento de moda, os únicos gastos que você terá serão os de regularização de CNPJ e divulgação das roupas que você irá vender.

Além disso, você pode investir em uma microfranquia, opção que tem operações bem mais enxutas e baratas que as franquias tradicionais, que já são por si só empreendimentos de investimento menor. Além do mais, existem várias microfranquias nas quais é possível iniciar com valores a partir de 3 mil reais e você ainda terá suporte do franqueador com o gerenciamento do negócio.

E-commerce
Esta modalidade de comércio está se tornando muito popular, e acaba sendo a primeira opção para muitos empreendedores no cenário atual. E pode ser uma boa alternativa para você que pretende abrir uma loja de roupas também.

O que é e-commerce?
É um tipo de negócio onde todas as compras e vendas são realizadas de forma inteiramente online, ou seja, sem a necessidade de um contato pessoal do consumidor com o comerciante. Todo o processo de escolha do produto ou serviço, até o momento de pagamento, é feito virtualmente.

Se caracteriza pela maior acessibilidade para pessoas que não dispõem de um alto volume de recursos para começarem seus negócios. Isso é devido ao baixo custo comparado à montagem de uma loja física, já que para ter uma loja virtual não há preocupação com a manutenção de um espaço físico para operar nem necessita de contratação de funcionários.

Qual é o lucro de um e-commerce?
A margem de lucro sobre produto vendido em um e-commerce costuma ser em média de 40% a 50%. Portanto, apesar de o mercado de comércio eletrônico ser altamente competitivo, é possível ter uma margem de lucro satisfatória com um e-commerce. Para isso é necessário que haja preparação antes de entrar no setor e investimento correto de tempo e recursos.

No entanto, quando se trata de lucro, é bem difícil falar de valores de uma loja virtual, porque esse é um fator que depende muito do quanto será investido inicialmente e qual será o porte do negócio. Para saber o lucro da loja é preciso que se conheça também, além do custo por produto, os custos indiretos para manter o empreendimento.

Em posse dessas informações, é possível saber o dinheiro que entra efetivamente dentro de um período, seja mês, semestre ou ano.

Loja física x e-commerce
Uma das dúvidas mais frequentes de alguém que planeja abrir uma loja de roupas, é se deve abrir uma loja física ou apenas um e-commerce.

Apesar das lojas virtuais serem muito populares e serem a principal opção para muitos consumidores, é importante que a pessoa que vai empreender conheça as características e vantagens das duas modalidades de negócio para então tomar suas decisões.

Por exemplo, o e-commerce fornece uma grande comodidade para o consumidor, que pode comprar através de um aparelho eletrônico da sua casa mesmo. Essa opção coloca à sua disposição milhares de marcas e modelos para cada necessidade de compra que surgir.

Por outro lado, uma loja física proporciona uma experiência de compra presencial única para o cliente. Isso devido ao fato de que pode ver na sua frente o produto, fazer a experimentação, tirar suas dúvidas e já sair com o produto em mãos na mesma hora, caso deseje. Todas essas opções evitam que o cliente tenha inseguranças no momento de realizar uma compra.

Uma ótima opção para quem vai abrir uma loja de roupas e quer ter um ponto físico de comércio, é aliar a venda presencial com vendas das roupas em um e-commerce também. Isso com certeza vai maximizar o potencial de faturamento do negócio.

Investir em uma franquia é uma boa alternativa?
Segundo informações da pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), 7 das 50 maiores franquias do país são pertencentes ao setor da moda. Sendo assim, abrir uma franquia de loja de roupas certamente pode vir a ser uma boa ideia de negócio.

Uma das vantagens do modelo de franquia é o fato de não ter que se preocupar com a escolha do modelo das roupas que serão comercializadas e nem em escolher os fornecedores, o que facilita bastante a gestão do negócio.

Aliado a isso, existe o fato de que muitas franquias já possuem uma boa visibilidade no mercado, o que também diminui consideravelmente os custos com divulgação e captação de novos clientes.

Com essas informações com certeza ficou mais fácil visualizar a sua loja de roupas. Junte todas as suas ideias e estruture elas a partir do conhecimento que você adquiriu, que com certeza você terá sucesso no seu empreendimento!

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