No momento de enviar uma foto para a impressão, surge muita expectativa, mas também muito estresse. De acordo com a Leograf Gráfica e Editora LTDA, isso acontece porque, muitas pessoas não se atentam aos detalhes que fazem toda a diferença no momento de gerar a impressão. Para não cometer nenhum erro, continue lendo este artigo e tire suas dúvidas!
Tudo começa no momento da foto
Em primeiro lugar, a Leograf Gráfica e Editora LTDA nos explica que tudo começa no momento em que a foto é feita, bem como as luzes que são escolhidas, as lentes das câmeras e o posicionamento do objeto ou do modelo. Por esse motivo, é de suma importância que a foto seja feita pensando no pós, assim, você terá uma fotografia propriamente para a impressão.
Ainda nesse sentido, de acordo com a Leograf Gráfica e Editora LTDA, muitas pessoas acreditam que tudo se resolve durante a edição e o tratamento de imagem. Porém, é muito mais interessante, quando uma fotografia é resolvida em 90% durante o momento em que é feita, e que o seu tratamento seja feito apenas para realçar aquilo que se deseja destacar na impressão.
Edição e tratamento de imagem
De maneira geral, todas as fotos precisam de um pouco de ajustes como, por exemplo, controle do branco, realces, aumento ou diminuição das sombras e equilíbrio de cores. Por esse motivo, antes de iniciar a sua edição e tratamento de imagem, a Leograf Gráfica e Editora LTDA recomenda que você equilibre o monitor do computador, notebook ou qualquer outro equipamento que esteja usando.
Calibrar as cores do monitor antes de começar a edição é de suma importância para que você consiga enxergar as cores da fotografia da forma que elas realmente estão e sairão na impressão. Dessa forma, a Leograf Gráfica e Editora LTDA explica que é possível que você mescle as cores presentes na fotografia, dando mais intensidade à algumas delas e menos destaque à outras.
Converse com a gráfica
Muitas pessoas acreditam que essa etapa pode ser desnecessária, entretanto a Leograf Gráfica e Editora LTDA acredita ser importante se manter em contato com a gráfica, dessa forma, você também poderá tirar as famosas “cores de prova”, que nada mais é do que a verificação de que o arquivo foi entregue com o resultado que você espera ter na impressão. Isso diminui erros e, claro, faz com que você gaste menos com novas impressões.
Tenha paciência até pegar a prática
A Leograf Gráfica e Editora LTDA explica que, na primeira vez, isso pode parecer uma tarefa complicada. Afinal, estamos falando de vários fatores que estão interligados, porém, com a prática, você nem perceberá todos os passos. Logo, não se frustre, erros são bastante comuns nesse meio. Basta você manter a sua dedicação e aprender com cada um deles para aperfeiçoar suas práticas.