Com o desenvolvimento da medicina e as inovações ocorridas no setor, uma das áreas mais beneficiadas foi a de medicina fetal. O Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, que é expert em gravidez de alto risco e em cirurgia ginecológica, acredita ser muito importante que cada vez mais pessoas compreendam mais sobre essa área tão importante da medicina. Para saber mais sobre o assunto e descobrir alguns procedimentos realizados em fetos, continue lendo o artigo!
Medicina fetal: cuidados antes do nascimento
Uma das áreas de atuação dentro do ramo da medicina que oferece muitas possibilidades e oportunidades para os profissionais, é a medicina fetal. Também conhecida por perinatalogia, o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior acredita que essa área é uma das mais promissoras para os profissionais que desejam seguir essa especialização, oferecendo muitas oportunidades em um ramo inovador.
De acordo com o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, para que um médico possa exercer suas funções nessa área, é preciso que o profissional tenha uma especialização nas áreas de obstetrícia e ginecologia. Além disso, é importante saber que esse profissional é quem irá acompanhar a mãe e o feto durante toda a gestação e após o nascimento dessa nova vida.
Quando o médico fetal deve entrar em cena
Muitas pessoas podem não saber o momento em que se faz necessária a atuação de um médico fetal, por isso pode ser uma dúvida frequente. Segundo o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, um médico especialista em atendimento fetal deve ser acionado em casos específicos onde há a apresentação de um risco para a vida da mãe e do bebê em gestação.
Esses casos podem incluir as gestações de múltiplos bebês, casos onde as gestantes têm uma doença prévia ou que pode ser desenvolvida durante a gestação, quando a gestante faz uso de muitos medicamentos e quando ocorrem situações inesperadas como sangramento, contrações fora do período correto e em casos de diabetes. Ou seja, em todos os casos em que a gravidez é considerada como de risco.
Procedimentos
A partir da necessidade da atuação do médico fetal para o acompanhamento de uma gestante, o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior acredita que alguns procedimentos precisam ser realizados para preservar a saúde da mãe e de seu(s) bebê(s). Com o avanço da tecnologia e a partir de soluções inovadoras, atualmente é possível que o médico fetal realize diversos tipos de procedimentos nos fetos.
Entre esses procedimentos que podem ser realizados estão alguns como a punção de cistos que atrapalham o desenvolvimento correto dos órgãos, cirurgias endoscópicas, transfusão de sangue entre gêmeos ou fetos múltiplos e até mesmo outros procedimentos através da fetoscopia. O Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior acredita que essa seja uma área muito importante da medicina e que seu conhecimento seja importante para toda a sociedade.
Para saber mais, entre em contato por meio dos seguintes canais de atendimento:
Site: www.clinicadrorcione.com
Instagram: @drorcionejunior Whatsapp: wa.me/message/WRPY3TZTYVH3L1